sexta-feira, 20 de agosto de 2021


 ÁGUAS  BELAS


Águas belas toda bela, quanta beleza!

No azul do céu infinito,

Acolhe as areias da praia

Com lindos coqueirais.

Alegria está com amigas

Na magia da águas Belas.

Ao vento viajamos no horizonte

Mirando o Rio Mal Cozinhado,

Saboreando o trio Águas Belas, peixe frito,

Com coca cola e muita cerveja bem geladinha. 

No pingo do meio dia !

Muitas conversas rolando

Até o por do sol 

E esperando a lua chegar.
















quinta-feira, 17 de junho de 2021

 



LEMBRANÇAS


Guardo dentro do peito rastro de saudade
E boas lembranças
Que me ponho à pensar !
Na fazenda Carnaubinha 
O amanhecer era tão lindo !
O sol começava a nascer
com uma beleza sem fim...
Logo chegava o entardecer
E a noite o luar.
Minha mãe bem faceira,  
dedicada , delicada
Zelava a gente com todo esmero.
Meu pai com todo carinho
Um canto a Ninar,
Fazendo a gente dormir,
Ainda tenho na mente...
Ao entardecer papai chegava
E nos levava à passear de cavalo...
Pela estrada afora nos vales brejeiros
Um cheiro de mato no ar.
Não posso esquecer da nossa querida Graça
Que amor tão dedicado!
Fazia aquele minguá de maisena
Que não consigo esquecer o sabor.  
Um certo dia tivemos que voltar para Fortaleza !
Partimos felizes numa boleia de caminhão.
O ! que estrada  tão comprida...
Antes passamos em Quixadá,
Como um fechar de olhos 
Lá estávamos no Bairro Vermelho
Onde passamos toda nossa infância.
Assisti o nascimento dos meus irmãos :
Egberto, Adalzira e Afonso.
Meu pai sempre ao lado da minha mãe,
Como nesses anos fomos felizes.
Vivemos sempre ao lado do papai e da mamãe ,
Minha avó Adalzira nossa vizinha.
Ah! quanto amei minha avó.
Os anos passaram
Vi minha vida caminhar
Só não esqueci o que a vida  me deu.
Na minha boa memória vem lembranças no ar!
Papai sempre passeando com a gente 
E mamãe em casa nos esperando.
Mamãe tão caseira!
Papai bem rueiro.
Do papai puxei seu lado festeiro !
Da mamãe seu fenótipo não    posso negar !
Também pareço com vovó até me chamavam a cara de Vó!
Hoje me sinto feliz em ver tanto amor,
O carinho que meu pai dedica minha mãe !
Quando vejo essa dedicação de emoção me ponho a chorar .


Em 16.10.2010

quarta-feira, 16 de junho de 2021







 PRIMAVERA


A primavera trás a ilusão esplendida da sua companhia  !
Cedo dormes o sono calado.
Saudade canta um desafio
E o tempo eterno irradia a tua presença eterna,
Es infinito !
Deixastes uma acústica energia
Que flutua serena e forte,
Rompestes a vida
E revivestes na morte.
Hoje és transcendental
Hoje és transcendental
Vives neste belo jardim
Onde não mora a desventura
Tudo é festa e paz !
Hoje a certeza
Do encontro espiritual energético,
Dos que te querem ressona no som,
No vento, nas flores, no oceano, no infinito,
Na própria existência 
E na sua vida eterna .


Obs: homenagem ao meu irmão Egberto.

Etinha 25.08.1984


 SUPERAR

Cada dia, mes e ano

Tudo pelo avesso !

Um redesenho da vida 

No amanhecer diferente do imaginário 

Que desenhamos na mente !

Hoje quero paz, alegria e sorrir,

Fazer poesia deixando marcado 

Cada momento vivido em boas companhias ...

Pedindo para todos a felicidade !

Sentir o cheiro da mata virgem,

Viajar na primavera em flores...

Quero sentir saudade e me acalma !

Sonhar com momentos de amor. 

Ver o mundo imunizado e saudável !

A humanidade liberta do medo que vivemos, 

Novas conquistas realizar

Todas dificuldades superar.


quarta-feira, 26 de maio de 2021

 


MARIA TEREZA MORAIS DA SILVA


Menina mulher chamada TEREZA !

Aprendendo os sentimentos e atenções 

Recebida no lar dos Coelhos és por todos amada

Indescritível sorriso para definir emoções 

A tua chegada alegrou nossos corações.


Tens a beleza e o encanto de um jasmim

Entre todas as rosas que faz parte de um jardim

Rosa menina, bulgarim, és enfim 

E sei que existia  o poder do amor.

Zelosa por natureza !

Amo-te  eternamente és sempre uma flor


Momentos que se foram...

O vento soprou e você se foi

Rápido como uma estrela cadente

A tantas perguntas na mente...

I sem resposta não entendemos !

Sofremos com a sua ausência.


Das noites e dias que vivemos 

As boas lembranças relembraremos !


Sempre se doando com carinho cheia de emoções

Iluminada simplicidade, humildade e benevolência 

Levaremos para sempre em nossos corações !

Vamos olha para o céu e fitar uma estrela chamada Tetê

A cada brilho reluzindo vou falar com você em pensamento.


segunda-feira, 24 de maio de 2021

 



SURGE

No silêncio da noite senti teu palpitar

Embalando emoções ao adormecer

Nos sentimos existir sem exitar.


Sentindo  o teu ressono

Aliviei minha emoção sem abandono ,

Sem querer aprendi te amar.


Rompe o orvalho da noite

Aparece o  alvorecer,

Vi  teu sorriso inocente

Abrindo a porta do acontecer.


Na sensibilidade d'alma

Em  perfeita sintonia do amor

Como gota de orvalho sedutor

Surge um sentimento divino e calma!

 




 



METAMORFOSE 


Substância invisível do amor

Que emana uma individualidade sublime !

Sensação pura da ênfase divina,

A emoção que esta à frente de nós

Surge a segurança que habitualmente caminha ... 

E jamais se aparta do nosso pensamento.


A seiva dívida compõe o amor

E aproxima os seres 

Transforma em sentimento

E vibra a confiança reciproca .


A simplicidade de uma criança

Modifica de repente 

O novo caminho espiritual !


Súbita surpresa emundou à alma

Percebi um  novo sentimento

E nela uma verdade

Que cabe compreender e respeitar.


Quero entender cada vez mais

Esta metamorfose espiritual 

Que se  processa entre nós...


26.06.1987 

Essa foi feita quando eu estava gravida da LUANA, 

ainda estava no processo da escolha do nome dela : Luana ou Iana